Anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos

Cuide bem dela. Manual de Boas Praticas e Pops (Procedimentos Operacionais Padronizados o que é? apresentaÇÃo introduÇao.” Portanto, a frequência de capacitação dos manipuladores deve estar determinado no POP relacionados à anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos higiene e saúde dos manipuladores do estabelecimento, bem como o conteúdo programático abordados e a .

Nesse sentido, alguns anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos fatores precisam ser observados, como: Higiene pessoal, principalmente das mãos. Aug 24,  · Aproveite a oportunidade e faça o curso a distância de Boas Práticas Para Manipulação de Alimentos, que abrirá novos horizontes profissionais e ensinará maneiras para ter um maior cuidado. Como já disse, cada manual é individual e particular de cada estabelecimento. de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores Industrializadores de Alimentos".

A gastronomia é um ramo de negócios cada vez mais exigente, e a manipulação de alimentos correta se constitui em pré-requisito para uma boa administração de bares, hotéis, hospitais e. O Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos certifica o aluno para trabalhar no setor de serviços de alimentação e nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura. O curso oferece capacitação com foco na Resolução RDC / da Anvisa, no processo de. Para evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Âmbito: federal Portaria nº , de 04 de setembro de - MAPA Aprova o Regulamento anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Técnico sobre as condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores Industrializadores de Alimentos. São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho. Cursos de manipulação de alimentos 1 – Boas práticas de manipulação em serviços de alimentação – Anvisa.Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação. Os serviços de alimentação são aqueles que preparam alimentos para o consumo.

Versão original publicada pela Agência Nacional anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Boas Práticas. Aug 08, · Aula de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos Ícaro Cazumbá - Prof. Resolução da Diretoria Colegiada nº. Isso inclui restaurantes, lanchonetes, padarias, rotisserias, cozinhas industriais e institucionais. Já está anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos disponível, de forma gratuita e para todos os anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos interessados, o curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação.O que são Boas Práticas? Já está disponível, de forma gratuita e para todos os interessados, o curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação.

A Anvisa retirou temporariamente do ar o curso online de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, a fim de realizar manutenção necessária para o seu pleno funcionamento, tendo em vista o recebimento de reclamações recorrentes dos usuários._15 de setembro de Manipulação de alimentos: operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem. O O Manual é o documento no qual são descritos todos os procedimentos seguidos, que objetivam garantir a segurança dos alimentos preparados. Nov 16,  · Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Mayara Vale Consultora de Alimentos.

O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Os serviços de alimentação são aqueles que preparam alimentos para o consumo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada, RDC nº de 15/09/, estabeleceu procedimentos de Boas Práticas (BP) para serviços de alimentação, afim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados para consumo. A aplicação das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF) pela indústria alimentícia são anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos essenciais para garantir a qualidade sanitária de alimentos, bem como a conformidade destes com regulamentos técnicos estipulados pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Como supervisionar seu. No Papo Expresso de hoje, a coordenadora de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos da Anvisa, Laila Sofia Mouawad, fala sobre o curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. Fenilalanina em Alimentos; Curso Manipulação de Alimentos. No setor de produção e distribuição de alimentos, as boas práticas foram inicialmente estabelecidas nas indústrias de alimentos (Port SVS/MS Nº /), depois nos restaurantes e lanchonetes (RDC nº /) e mais recentemente chegaram aos microempreendedores, os vendedores ambulantes de alimentos, anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos por anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos meio da Resolução RDC N° 49, de 31 de outubro de .

Neste primeiro artigo vamos falar um pouco sobre Boas Práticas de Manipulação, que anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos é um programa que estabelece uma série de práticas e regras para o correto manuseio dos alimentos, que começa desde a recepção da matéria prima até a venda do produto final. anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Cuide bem dela..Banco de Alimentos e Colheita Urbana Série MeSA BrASil SeSC - Segurança Alimentar e Nutricional 2 0 0 3 Manipulador de Alimentos i Perigos, DTA, Higiene Ambiental e de Utensílios. agência nacional de vigilância sanitária - anvisa Apresentação 4 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Ela será sua companheira do dia-a-dia, auxiliando-o em vários momentos do seu trabalho. Essas técnicas evitam a contaminação e afastam os riscos de doenças. Objetivo. A área de manipulação de alimentos exige que certas regras de higiene sejam seguidas. De acordo, a Resolução-RDC ANVISA nº /04 (Dispõe sobre anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação), as boas práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos. O conteúdo das aulas é voltado para o treinamento de pessoas que trabalham com anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos a manipulação e o preparo de alimentos. Nov 16, · Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Mayara Vale Consultora de Alimentos.

A contaminação ocorre quando parasitas, micróbios ou substâncias tóxicas entram em contato com o alimento durante o preparo e pode ser evitada pela adoção das normas do Manual de Boas Prá[HOST]: Sabor do Brasil._15 de setembro de Manipulação de alimentos: operações efetuadas sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem. Recomendações da ANVISA na manipulação de alimentos. Curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos – BPMA – Com Certificado R$ 89,00 R$ 69,00 O Curso de Boas Práticas de anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Manipulação de Alimentos certifica o aluno para trabalhar no setor de serviços de alimentação e nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura. Nesse sentido, alguns fatores precisam ser observados, como: Higiene pessoal, principalmente das mãos. No Papo Expresso de hoje, a coordenadora de Inspeção anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos e Fiscalização Sanitária de Alimentos da Anvisa, Laila Sofia Mouawad, fala sobre o anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação.

esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos de alimentos. A página disponibiliza a consulta de certificados de boas práticas. Manual de Boas Praticas e Pops (Procedimentos Operacionais Padronizados o que é? departamento de alimentaÇÃo escolar campinas, ª edição. Todos os procedimentos previstos na legislação devem ser redigidos na forma de um Manual anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos de Boas Práticas e pops específico para estabelecimento, que deve ser redigido e aprovado pelo Nutricionista Responsável /5(19). Contaminação Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante a manipulação e preparo.

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos auxiliam na rotina do trabalho, no entanto, é • Imprimir a cópia do texto adaptado do manual “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - Stolarski et al. Sobre o curso. O O Manual é o documento no qual são descritos todos os procedimentos seguidos, que objetivam garantir a segurança dos alimentos preparados. _ Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

O Manual de Boas Práticas (MBP) anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos O De acordo com a RDC , todo estabelecimento, inclusive escolas, deve elaborar seu próprio Manual de Boas Práticas. A contaminação ocorre quando parasitas, micróbios ou substâncias tóxicas entram em contato com o alimento durante o preparo e pode ser evitada pela adoção das normas do Manual de Boas Práticas. O curso capacita os participantes nas boas praticas de manipulação, ou seja, nos requisitos de organização e higiene, necessário para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. aditivos alimentares organizada por categoria de alimentos; Alegações de propriedade funcional ou saúde; Boas Práticas Nutricionais; Novos alimentos e ingredientes; Suplementos alimentares - ingredientes autorizados; Registros e Autorizações; Serviços e Profissionais de Saúde. Colaboradores que lidam com comida devem saber de cor o que são e para que servem as boas práticas de manipulação de alimentos. M.

M.5/5(1). Os 5 (cinco) módulos contemplam: Introdução às boas práticas nos serviços de alimentação. Esta publicação foi realizada pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro. Lembrando que as exigências desta lei não se restringem apenas a manipulação de alimentos, exigindo também um controle das condições de higiene do local. Resolução da Diretoria Colegiada nº. Consulte as empresas com certificado de boas práticas e filtre os resultados por estado, país, CNPJ, data de publicação, data de validade e outros itens. de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores Industrializadores de anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Alimentos".

agência nacional de vigilância sanitária - anvisa Apresentação 4 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Seguindo regulamentação da ANVISA, as boas práticas de manipulação de alimentos são procedimentos que toda empresa que presta serviços de alimentação devem adotar para assegurar a inocuidade dos produtos alimentícios disponibilizados à população, evitando a transmissão de doenças. Quem são os professores? das Boas Práticas da produção à área de lojas.

A área de manipulação de alimentos exige que certas anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos regras de higiene sejam seguidas. Conheça mais sobre o Curso Online Manual de boas práticas Link: [HOST] O Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF deve contemplar as regras de higiene e asseio pessoal que os colaboradores devem seguir, como por exemplo, proibição de adornos nas áreas de manipulação de alimentos. Ideal para quem precisa de certificado para abrir empresa e necessita de alvará. O manual de boas práticas.

Manual De Boas Práticas X POPs. Agradecemos o interesse por nosso vídeo. E é possível cumprir essas normas facilmente, desde que o proprietário ou o responsável pelo estabelecimento saiba fazer uma boa interpretação do regulamento.

Todos os procedimentos previstos na legislação devem ser redigidos na forma de um Manual de Boas Práticas e pops específico para estabelecimento, que deve ser redigido e aprovado pelo Nutricionista Responsável Técnico (RT). Manipulação higiênica dos alimentos; Boas Práticas. Sep 23,  · Chiquinho e Ana em "Boas práticas de fabricação de alimentos" - EMBRAPA Manual de Boas Práticas de Manipulação de FORMAS DE DAR TREINAMENTOS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS. Aug 25, · Animação sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, produzida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boa leitura!

A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) elaborou este manual de acordo com o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Portaria SMS-G nº /11), visando orientar os profissionais da área anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos quanto às condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar. Sep 23, · Chiquinho e Ana em "Boas práticas de fabricação de alimentos" - EMBRAPA Manual de Boas Práticas de Manipulação de FORMAS DE DAR TREINAMENTOS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS. Boa leitura!

O curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos objetiva capacitar os estudiosos e profissionais que têm interesse em atuar ou já atuam na área. Sc. O conteúdo das aulas é voltado para o treinamento de pessoas que trabalham com a manipulação e o preparo de alimentos, Crédito: Papo Expresso Anvisa. A Anvisa retirou temporariamente do ar o curso online de boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, a fim de realizar manutenção necessária para o seu pleno funcionamento, tendo em vista o anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos recebimento de reclamações recorrentes dos usuários. Conheça mais sobre o Curso Online Manual de boas práticas Link: [HOST] A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) elaborou este manual de acordo com o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (Portaria SMS-G nº /11), visando orientar os profissionais da área quanto às condições que devem ser observadas para garantir a segurança alimentar. Feb 05,  · O Manual de Boas Práticas (MBP) O De acordo com a RDC , todo estabelecimento, inclusive escolas, deve elaborar seu próprio Manual de Boas Práticas.

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizadosno preparo do alimento até a venda para o consumidor. Prepara os participantes para elaborar o manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados. Projeto de ação: “Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos”.

Mar 17,  · Entenda e saiba como elaborar um Manual de Boas Praticas para padarias seguindo a legislação da Anvisa. O curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos objetiva capacitar os estudiosos e profissionais que têm interesse em atuar ou já atuam na área. manual de boas prÁticas de manipulaÇÃo programa municipal de alimentaÇÃo escolar ceasa campinas s. • Imprimir a cópia do texto adaptado do manual “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - Stolarski et al. sumário 1. O curso capacita os participantes nas boas praticas de manipulação, ou seja, nos requisitos de organização e higiene, necessário para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Com linguagem simples, didática fácil e ilustrações, o conteúdo do documento “Orientações de Boas Práticas na Panificação e Confeitaria – da Produção ao Ponto de Venda” traz informações.

de Nutrição Acesse: [HOST] [HOST] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada, RDC nº de 15/09/, estabeleceu procedimentos de Boas Práticas (BP) para serviços de alimentação, afim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados para consumo. Jun 19,  · Capítulo 2Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº /04? Aug 08,  · Aula de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos Ícaro Cazumbá - Prof. O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as normas para a cozinha de estabelecimentos e a melhor forma de se adequar. Confira à seguir algumas das práticas recomendadas pela ANVISA que devem ser seguidas por profissionais do setor alimentício. Prepara os participantes para elaborar o manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados. O curso oferece capacitação com foco na Resolução RDC / anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos da Anvisa, no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio.

3 INTRODUÇÃO As boas práticas na cozinha consistem em cuidados que o manipulador deve adotar no pré preparo dos alimentos, tais como, lavar as mãos, lavar os alimentos antes de. São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho. O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde do consumidor. Para evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. de Nutrição Acesse: [HOST] [HOST] Cuidados no momento de elaborar o Manual de Boas Práticas de Manipulação de alimentos.a.

Se você é empresário, supervisor ou manipulador de alimentos anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos e atua em empresas do ramo de serviços de alimentação, vai encontrar no curso Boas anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos práticas nos serviços de alimentação informações para compreender melhor as questões relacionadas à segurança alimentar. Cartilha sobre Aperfeiçoamento em Boas Práticas de Manipulação e Conservação de local de manipulação de [HOST]ém disso, o manipulador deve utilizar. Aqui explicamos tudo da manipulação dos alimentos da área de nutrição UAN. O que é Manipulação de Alimentos?

Para fazer uma pergunta técnica, pedir. Neste primeiro artigo vamos falar um pouco sobre Boas Práticas de Manipulação, que é um programa anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos que estabelece uma série de práticas e regras para o correto manuseio dos alimentos, que começa desde a recepção da matéria prima até a venda do produto final. Anvisa disponibiliza curso de Manipulação de Alimentos – Já está disponível, de forma gratuita e para todos os interessados, o curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. Isso inclui restaurantes, lanchonetes, padarias, rotisserias, cozinhas industriais e institucionais.

A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária oferece, gratuitamente e em modalidade % presencial, um curso em oito módulos sobre boas práticas na manipulação de alimentos em serviços do ramo. esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos. MANUAL PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS CARTILHA 01 ELABORAÇÃO: Anita Moreira Ramos - Nutricionista Portanto ela deve ser de boa qualidade, ou seja, sem gosto, sem cheiro, ÁREAS DE PREPARO, MANIPULAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS. Já está disponível, de forma gratuita e para todos os interessados, o curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. As Boas Práticas de Fabricação se aplicam à todo o estabelecimento nos critérios de recebimento, armazenamento, limpeza, higienização e controle de validade dos produtos nas gôndolas, mas especialmente às áreas de maior manipulação de alimentos, como a panificadora, confeitaria, o açougue e a salsicharia. Sc. Sep 21, · RDC ANVISA 🔴 Manual de BOAS Práticas & MANIPULAÇÃO de ALIMENTOS Pela ANVISA ® formada em Tecnologia de Alimentos e Pós-Graduada em Controle de Qualidade de Alimentos, também..

De acordo, a Resolução-RDC ANVISA nº /04 (Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação), as boas práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos.Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação. Jun 19, · Capítulo 2Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº /04?

A gastronomia é um ramo de negócios cada vez mais exigente, e a manipulação de alimentos correta se constitui em pré-requisito para uma boa administração de bares, hotéis, hospitais e. ENTRE E ENTENDA TUDO SOBRE ESSE MANUAL., a (Anexo 1) para que os Agentes Educacionais. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

CARTILHA SOBRE BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULADOR DE ALIMENTOS compilado por CLAUDIO SERGIO PIMENTEL BASTOS Médico Veterinário Sanitarista CRMV RJ VOLUME I 2 ÍNDICE Introdução 3 manipulação, anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos conservação e armazenamento de alimentos, visando conscientizar os profissionais dos diversos setores, da necessidade e da . Contaminação Normalmente, os parasitas, as substâncias tóxicas e os micróbios prejudiciais à saúde entram em contato com o alimento durante anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos a manipulação . O manipulador de alimentos tem uma importância extraordinária para a empresa, pelo número de pessoas que atende diariamente, pois suas atitudes podem determinar.

Ela será sua companheira do dia-a-dia, auxiliando-o em vários momentos do seu trabalho. Quem são os professores? Âmbito: federal Portaria nº , de 04 de setembro de - MAPA Aprova o Regulamento Técnico sobre as condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores Industrializadores de Alimentos. Afora isso, o manuseio correto garante uma preservação melhor dos nutrientes e ajuda a cumprir a legislação, evitando multas e interdições. Não é permitido omitir a descrição de áreas no manual de boas práticas por não estarem conformes, ou descrever informações anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos mentirosas para acobertar não anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos conformidades.

Nele estão descritas as etapas de cada tarefa dentro de uma cozinha, os responsáveis por elas, os materiais necessários e a frequência em que devem ser feitas. MANUAL PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS Portanto ela deve ser de boa qualidade, ou seja, sem gosto, sem cheiro, MANIPULAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS. _ Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.O que são Boas Práticas? Aug 15,  · Manual De Boas Práticas X POPs. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Assim como o Manual de Boas Práticas, sua função é estipular anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos métodos rotineiros que garantam as boas condições de higiene na produção de alimentos.

A importância das boas práticas durante a manipulação de alimentos; Alguns restaurantes seguem as recomendações da ANVISA quanto a manipulação de alimentos, outros simplesmente a desconhecem ou ignoram por considerá-la desnecessária, tendo apenas dimensão de sua importância após relatos de intoxicação alimentar resultante de.. O que é Manipulação de Alimentos?, a (Anexo 1) para que os Agentes Educacionais I possam realizar o acompanhamento da leitura pelo moderador da Oficina;. Os serviços de alimentação são aqueles que preparam alimentos para o consumo. Anvisa disponibiliza curso de Manipulação de Alimentos – Já está disponível, de forma gratuita e para todos os interessados, o curso de Boas Práticas de Manipulação em anvisa manual de boas práticas de manipulação de alimentos Serviços de Alimentação. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Os serviços de alimentação são aqueles que preparam alimentos para o consumo.São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizadosno preparo do alimento até a venda para o consumidor. Elaborado por Amanda Marques, Ana Clara Costa, Bruna Taveira e Thais Braga.


Comments are closed.